segunda-feira, 15 de abril de 2013

Edital do projeto O MAIOR POEMA


Preencha sua ficha para participar da

2ª etapa - O MAIOR POEMA: A cor que o meu mundo traz.

Projeto desenvolvido pela Cia dos blogueiros

Clique aqui para preencher a ficha de inscrição.


O objetivo deste projeto é a composição de um poema escrito pelo maior número possível de internautas, não necessariamente poetas,  respeitando o estilo de cada um.

Como reiniciaremos:

Primeiro: Após ler este edital, a pessoa interessada  em participar na construção do Maior Poema, preencherá  uma ficha de inscrição.

Segundo: quando o candidato der “OK” na sua ficha de inscrição, ela será enviada para um endereço de e-mail sob os cuidados dos coordenadores do projeto.


Terceiro: um e-mail será retornado ao participante confirmando a sua inscrição, informando-o também o número que será a estrofe  que irá compor, para que fique atento, não atrasando na composição, impedindo que outros componham.

Haverá uma tabela disponível dentro do grupo “Cia dos blogueiros em ‘arquivo’” somente com o nome do participante, possibilitando-o acompanhar o andamento da construção do poema, não se perder dentro do agendamento, alegar esquecimento e conhecer quem encontra-se na fila de espera aguardando a sua vez para compor.

Quarto: Um pouco diferente da primeira etapa, mas para que o poema mantenha a coesão, a partir da estrofe numero 41 a repetição do último verso acontecerá a cada 2 estrofes e não como era anteriormente, em quase todas.

Exemplo: o candidato número 41 deverá iniciar a estrofe com o nome do poema: A cor que o meu mundo traz, igualmente os de nº 51, 61, 71, 81 e assim sucessivamente.

Somente os candidatos  cujas estrofes serão números pares repetirão o último verso da estrofe anterior. E vamos distanciando as repetições no decorrer do projeto.

Todas as estrofes deverão conter 8 versos.

Na ocasião da composição, o coordenador avisará o participante sobre a repetição do verso.


Quinto: assim que o candidato compuser a sua estrofe, enviá-la o mais rápido possível para o endereço de e-mail,  que será indicado quando o participante for avisado sobre o dia e horário da composição.  

Sexto: Pretendemos o máximo de estrofes por dia. Se o candidato não conseguir produzir dentro do período escolhido, avise a coordenação que antecipará outro candidato, para não prejudicar o andamento da composição do poema.

Sétimo- Na ficha de inscrição tem um item onde o candidato poderá optar pelo melhor horário para sua produção: manhã; tarde; noite; madrugada.  Solicitamos que a decisão seja respeitada, porque o “Maior Poema” não poderá parar. Seguindo a regra, teremos 4 estrofes, no mínimo, produzidas por dia.  

Oitavo: sugerimos também, para manter a harmonia do poema, que evitem a conjugação do verbo na 2ª pessoa.

 

Nono: Não serão admitidas palavras de baixo calão; obscenidade; nome de políticos e seus partidos; ofensa à liberdade de crença ou à preferência sexual; ideia que estimule ação racista,  xenofobia, plágio entre outros que a administração julgar tratar-se inadequado  na composição, mas que  não constam nesta lista.

 

A participação do antecedente deverá ser respeitada, uma vez que dentro do “Maior Poema” não haverá a possibilidade de réplicas, mesmo porque não é esse o objetivo do projeto, mas tão somente unirmos pessoas que convivem no mundo virtual de forma saudável.

Décimo: Respeitando a inspiração de todos os participantes, não os induziremos a inclinarem-se a  temas específicos, embora sugerimos pensarem em tons universais tais como: biodiversidade, política, guerra, corrupção, fantasia,  artes e por que não religião e futebol, descrevendo suas histórias de forma a não agredir-lhes o princípio/ideal  e nem as pessoas que, direta ou indiretamente, estejam envolvidas em todos esses processos.   O respeito a tudo e a todos é o que a prevalecerá no “Maior Poema – a cor que o meu mundo traz”.

 

Lembrando sempre que a ideia do participante antecessor deverá ser seguida e não desmerecida. Todas as estrofes passarão pela administração do projeto que reserva-se o direito de excluir a composição que contrariar o regulamento estabelecido.  

 

Décimo primerio: Como no andamento do projeto, imprevistos poderão surgir, a administração poderá incluir novas regras até então não estabelecidas aqui.

Veja como os participantes da primeira etapa alicerçaram o “Maior Poema- a cor que o meu mundo traz”.

 O poema está no grupo da Cia dos blogueiros do Facebook.

Basta  clicar na aba "Arquivos", logo abaixo da logomarca, ou acessar aqui: https://www.facebook.com/groups/128514143874919/doc/496202670439396/

Também foi aberto um blog para “O MAIOR POEMA – a cor que o meu mundo traz

http://www.omaiorpoema.blogspot.com.br/

Observação: Na primeira  etapa do projeto foram compostas 38 estrofes. Continuaremos a partir daqui.


Contamos com a participação dos  internautas do Brasil e do mundo.

Muito obrigado

José Marcos Taveira- administrador da Cia dos blogueiros no facebook

 www.blogdozemarcos.com

Rita Lavoyer- blogueira – www.ritalavoyer.blogspot.com

Antenor Rosalino- blogueiro – www.antenor-rosalino.blogspot.com.br

 

Clique aqui para preencher a ficha de inscrição.


 

 



 





Um comentário:

  1. Tive a felicidade de ler todos os poemas da primeira parte e fiquei extasiada! Parabenizo o projeto e agradeço ao convite a mim enviado. Aguardo para contribuir com O MAIOR POEMA.

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o blog do "O MAIOR POEMA - a cor que o meu mundo traz.